quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tocha Olímpica

O design da Lenovo, a “Nuvem de Promessas”, foi escolhido de entre 300 propostas temáticas e foi transportado pelos carregadores da tocha ao redor do mundo na Estafeta da Tocha Olímpica que precedeu os Jogos Olímpicos de Beijing 2008.

Desde o seu início em 1936, a tocha olímpica representa a história e cultura da cidade e do país anfitrião. O exclusivo projecto da Lenovo para a Tocha Olímpica de Beijing 2008 combina um moderno e elegante design com o tradicional simbolismo chinês. A temática principal da peça são nuvens, que estão intimamente relacionadas com a cultura chinesa e aparecem com muita frequência na arquitectura, desenho e pintura chinesa, bem como no mobiliário e na tradição oral.

A tocha, moldada a partir de uma liga de alumínio e magnésio polido, mede 72 cm x 5 cm x 4 cm e é excepcionalmente leve, pesando perto de 1Kg. As características adicionais da tocha são as seguintes:

A premiada equipa de design da Lenovo esteve mais de 10 meses a trabalhar no design da tocha. No total, mais de 30 especialistas em design da Lenovo estiveram envolvidos no projecto da tocha, incluindo a equipa principal de 10 integrantes. A equipa era realmente multinacional, incluindo designers da Alemanha, do Singapura, dos E.U.A., do Japão, da Nova Zelândia, da Itália e da China. A experiência e as especialidades dos designers eram totalmente diferentes, na sua maioria, desenho gráfico, química, engenharia, materiais, antropologia, arte e história. Durante meses, as equipas participaram num processo criativo intensivo, incluindo a participação em jogos e exercícios de criatividade, para que possam ver o design da tocha desde diferentes perspectivas.

“Inspirada na forma de um pergaminho chinês, as imagens da “Nuvem de Promessa” representam as tradições da China, enquanto a forma, a textura e a tecnologia evocam o espírito Olímpico”, disse Yao Yingjia, Diretor Executivo do Centro do Design Inovador da Lenovo em Pequim. “Lográmos o design da tocha com o mesmo processo que usamos para projectar os nossos computadores pessoais. Primeiro, examinamos a ligação entre os utilizadores e a solução que criamos para eles, levando em consideração factores como o tamanho, peso, características, etc. Depois encorajamos a equipa de design da Lenovo para que adoptasse uma faceta inovadora para oferecer ao cliente um produto único e simples. É isso o que fizemos com a tocha, levando em conta que a mesma deve ser atractiva para aqueles que a contemplam, e cómoda e leve para aqueles que a carregam. No caso da tocha, o nosso “cliente” é tanto o portador da tocha como o espectador.”


Sem comentários: