domingo, 24 de agosto de 2008

Adeus Pequim 2008

Depois de 16 dias de fortes emoções, Pequim despediu-se hoje da 29ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Com 90 mil nas bancadas do Estádio Nacional (o famoso Bird's Nest) e a maior parte dos atletas presentes, decorreu a cerimónia de encerramento e consequente passagem do testemunho a Londres, próximo palco.
Seguindo a tradição, a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim foi bastante mais modesta que a abertura. Nem por isso, porém, os chineses deixaram de fazer uma bela festa para se despedir do evento desportivo mais importante do planeta.
Um espectáculo de fogos de artifício iniciou a cerimónia de encerramento. Na sequência, houve o hastear da bandeira da China, seguida pela execução do hino nacional do país que mais medalhas de ouro conquistou na disputa: 51.
De acordo com o protocolo, realizou-se também durante a cerimónia o último pódio dos Jogos, o da maratona masculina, vencida nesta madrugada pelo queniano Samuel Wansiru, com um novo recorde olímpico (2h06min32s), que anteriormente pertencia ao português Carlos Lopes.
Os tão aclamados voluntários também mereceram um lugar especial na cerimónia com uma pequena homenagem.
A apresentação ainda teve seu fôlego final com as performances desportivas na Torre da Memória, montada no centro do estádio. Esta ficou vermelha e foram estendidas faixas até ao topo do estádio.
Para terminar houve mais fogos de artifício (espectaculares, como sempre!!!), e cantores pop locais cantaram "Beijing, Beijing, amo-te Beijing". Depois foi a vez de Plácido Domingo e Song Zuying cantarem uma ópera. Dançarinos presos por cordas passaram a impressão que estavam a flutuar e o actor Jackie Chan, vestido de voluntário, cantou uma última canção antes do término do espectáculo com mais uma sessão de fogos de artifício.
Ficamos agora à espera de 2012 para vermos se os Jogos de Londres conseguirão superar a espectacularidade de Pequim!!!



Sem comentários: