segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Lançamento de Foguetão Adiado para o Próximo Ano

As ambições da Coreia do Sul em lançar o primeiro foguetão do país até ao fim do ano terão de esperar mais uns meses.
Num muito esperado anuncio esta sexta-feira, o Instituto para Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI), a agência espacial do país, foi dito que o lançamento do foguetão irá ser atrasado para perto da metade do próximo ano devido a atrasos na entrega de componentes para a plataforma de lançamento e à decisão de aumentarem o rigor nas verificações de todos os sistemas antes do voo.
A KARI planeou enviar o Korea Space Launch Vehicle (KSLV-1), um foguetão desenhado para transportar satélites para orbita, a 21 de Dezembro a partir do Centro Espacial Naro em Goheung, no Sul da provincia de Jeolla.
O atraso deveu-se simultaneamente ao sismo que ocorreu em Sichuan (China) onde muitos dos componentes eram fabricados, e também porque o Centro de Pesquisa e Produção Espacial Khrunichev (que está a fornecer tecnologia ao projecto) da Rússia falhou a entrega do veículo terrestre de teste (GTV). Um dispositivo para testar o motor e o sistema de propulsão do foguetão a tempo.
A titulo de curiosidade o foguetão está segurado em 200 mil milhões de won (aproximadamente 130 milhões de Euros) para cobrir qualquer dano durante o lançamento ou na operação do KSLV-1.


Sem comentários: