quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Flores olímpicas, símbolos de longevidade

Os ramos de flores que os medalhados recebem no pódio dos Jogos Olímpicos de Pequim são compostos por nove rosas "vermelho China", um número que simboliza "coesão, longevidade e vida eterna" na tradição local, segundo o Comité Organizador.
Estes ramos em forma de pirâmide, de 40 cm de altura por 25 de diâmetro, estão concebidos para que "independentemente da estatura do atleta, não escondam seu rosto", explicou à imprensa Wang Lianying, do Comité.
"O principal é que sejam fáceis de levar", assinalou, ao acrescentar que as rosas vêm de Yunan, uma região montanhosa do sudeste da China, que possui um clima muito mais fresco que a húmida e quente Pequim.
Os ramos também possuem outros cinco tipos de flores menores, de tom violeta, e folhas, seis de cada, porque este número representa "o sucesso completo, sem obstáculos". Estão atados por um laço de seda chinesa, no qual está impresso o logótipo das Olimpíadas.
A sua frescura está garantida graças a uma bolsa com água na sua base. Os ramos são transportados por um camião refrigerado em caixas térmicas nas quais se colocam garrafas de água congelada.
O ramo olímpico foi escolhido num concurso nacional realizado em 2005. Os organizadores elegeram a rosa "vermelho China" porque é uma flor que existe também no resto do mundo e porque a cor simboliza a sorte e a felicidade, acrescentaram os organizadores.
Fonte:AFP

Sem comentários: