sábado, 30 de agosto de 2008

Japoneses ensinam baleia a falar.

Ao ver na mesma frase as palavras “japonês” e “baleia” numa notícia, a maioria das pessoas já imaginaria que se trata de mais uma das controversas ‘caçadas científicas’ aos animais. Mas um grupo de cientistas do Japão ganhou notoriedade por outro tipo de pesquisa. Eles ensinaram uma baleia a falar.

A experiência dos cientistas da Universidade de Tokai é o primeiro no qual uma criatura marítima conseguiu ligar sons a objectos específicos usando palavras. Ou seja, ela aprendeu um som ensinado pelos cientistas e reproduzi-o para identificar os objectos que lhe são mostrados. O estudo mostra que as baleias brancas são capazes de um processo de aprendizagem igual ao humano.

Quando mergulhadores mostraram diferentes objectos ao animal de 23 anos do Kamogawa Sea World, em Chiba, com um som ao fundo, ele foi capaz de imitar o mesmo som depois de o objecto ser mostrado. O índice de sucesso chegou aos 85%.

“Nós conseguimos sentir o gostinho do que é conversar com um cetáceo”, disse Takashi Murayama, o professor que treinou o animal. “No futuro, esperamos ser capazes de cumprimentá-las”.

Sem comentários: