sábado, 6 de setembro de 2008

Jogos Paralímpicos

Competição, só amanhã. Hoje, há a cerimónia de abertura que se espera gigantesca, à imagem da anterior. A porta-estandarte portuguesa será a remadora Filomena Franco.
Os Jogos Olímpicos terminaram a 24 de Agosto e, 13 dias depois, o ambiente (para)olímpico regressa a Pequim.
Espera-se assim uma cerimónia de arranque memorável no Ninho de Pássaro para os mais de 4.000 atletas paralímpicos, em representação de 148 países, onde participarão 6.000 figurantes. A China está a fazer o esforço que lhes é reconhecido para que sejam "dois Jogos [Olímpicos e Paralímpicos] de igual esplendor", disse o organizador chinês Wang Wei à BBCSport.
Portugal, segundo garantiu Jorge de Carvalho, vai atravessar o Estádio no lugar 125, entre Eslováquia (à frente) e Coreia. Quem fecha a cerimónia é o país anfitrião (China), que se inicia com a Guiné-Conacri. Dos 35 atletas que compõem a comitiva portuguesa em Pequim, apenas os nove atletas de Boccia (em prova dia 7) não irão participar no desfile. A "emocionada" porta-estandarte portuguesa será uma estreante, a remadora Filomena Franco: "É muita emoção junta". "Nem estava à espera de ser seleccionada. A emoção de levar a nossa bandeira na cerimónia é algo inexplicável. Vou dar o meu melhor para honrar esta camisolla e tornar estes Jogos memoráveis".
Agora, está tudo preparado para o arranque e depois da cerimónia "memorável" (que se iniciou às 13h00 portuguesas, com transmissão em directo na RTP2), como antevê a organização, começam as provas.

Sem comentários: