terça-feira, 2 de setembro de 2008

Governo tailandês decreta estado de emergência

Carros vandalizados, vitrinas partidas, sangue no chão. Estes são apenas alguns vestígios dos violentos confrontos que opuseram esta noite apoiantes e opositores ao governo tailandês, em Banguecoque.

Os tumultos, que provocaram um morto e 34 feridos, levaram o primeiro-ministro, Samak Sundaravej a decretar o estado de emergência na capital tailandesa. As concentrações de mais de cinco pessoas foram proibidas, de acordo com a rádio estatal.

Em conferência de imprensa, o chefe de governo justificou a decisão referindo que “a vida continua, mas é preciso fazer algo contra os responsáveis pelo que aconteceu no gabinete do primeiro-ministro e a única maneira para resolver o problema é declarar o estado de emergência.”

Uma referência a uma explosão na guarita de um sentinela no palácio do primeiro-ministro. A polícia interveio para pôr termo aos distúrbios, mas acabou por ter que chamar o exército.

Desde Maio que a tensão política na Tailândia tem vindo a aumentar com a oposição da Aliança do Povo para a Democracia a iniciar uma série de protestos contra o governo tailandês, que considera ser uma réplica do executivo deposto em Setembro de 2006, num golpe de Estado.

Fonte:euronews

Sem comentários: