quinta-feira, 31 de julho de 2008

Jikji, primeiro livro impresso com tipos de metal

Tudo, desde jornais, livros, posteres nas ruas são impressos. A impressão está intimamente relacionada com as nossas vidas, porém muito poucas pessoas conhecem a tecnologia de impressão da Coreia e a história a ela ligada. Toda esta história pode ser conhecida com uma visita ao Museu Cheongju em Cheongju-si no norte da província Chungcheong na Coreia do Sul.
O Museu tem uma larga colecção de antigas impressões e imagens dos períodos Silla, Goryeo, Choseon (da história da Coreia), velhas impressoras, reliquias provenientes de escavações e até o próprio templo (Heungdeoksaji) que abrigou o mais antigo livro existente no globo impresso com tipos de metal , chamado Jikji.
Este livro, o primeiro impresso usando tipos móveis de metal, foi impresso em 1377, 78 anos antes da Biblia de Gutenberg. O título Jikji é uma abreviatura de Baekun Hwasang Chorok Buljo Jikji Simche Yojeol, que significa que uma pessoa pode ter o despertar espiritual de Buda pela natureza do seu coração quando se usam as prática Zen. O livro é uma colecção de passagens escritas por monges budistas, com a intensão de "iluminarem" os seus alunos.
Este livro está registado desde 2001 pela UNESCO como World Registered Legacy, e actualmente encontra-se guardado na Bilioteca Nacional de França.

Sem comentários: