sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tailândia e Cambodja decidem cessar hostilidades na disputa por templo

A Tailândia e o Cambodja decidiram esta quinta-feira cessar as hostilidades e concordaram em efectuar patrulhamentos conjuntos na fronteira, na disputa situada em torno das ruínas do templo de Preah Vihear, um dia depois do confronto armado que colocou os dois países à beira de uma guerra.
O acordo foi assinado durante a reunião que os chefes militares das tropas da Tailândia e do Cambodja na região tiveram em Kantaralak, na província tailandesa de Sisaket.
O chefe da delegação militar do Cambodja, general Srey Deok, disse que a iniciativa de realizar patrulhas conjuntas de soldados armados evitará novos conflitos.
As tropas da Tailândia e do Cambodja enfrentaram-se ontem após quatro meses de tensão causada pela disputa pela soberania da área em torno das ruínas de Preah Vihear, legado arquitectónico do antigo império khmer.
A Tailândia defende a postura que os contingentes militares dos dois países deveriam sair da região ao mesmo tempo,de acordo com um plano de acção coordenada dirigido por um comité bilateral.
Fonte:G1

Sem comentários: